Uma carta de 18/01/2026
Brasília, 18 de Janeiro de 2026
Caro futuro eu,
Muita coisa aconteceu desde o início do ano passado para cá. Antes de tudo eu já quero começar pedindo desculpas pelo o meu vocabulário que não será tão rico nessa carta e também por ter demorado tanto tempo para começar a escrever essa carta (logo mais eu conto aqui).
PARTE 1 - A Escola
Acho que seria interessante mencionar o ano de 2025 e de como ele nos transformou e nos surpreendeu, foram tantas mas tantas coisas que chega a ser loucura. Começando com o fato de estarmos em uma escola nova e estarmos muito assustados com o que o futuro nos revelaria, no começo não foi fácil, foi bem difícil na realidade, não tínhamos ideia de quem era o pessoal da nossa sala e até pegarmos toda a dinâmica de lá foi tão hostil e assustador até que começamos a fazer amizade com um menino e até que as coisas começaram a andar porque tínhamos agora uma pessoa pra sentar e conversar. O 2º ano do ensino médio não foi um bicho de 7 cabeças, fácil? Longe disso, mas não foi tão assustador quanto eu pensei que seria. Os conteúdos eram bons e interessantes, como sempre a gente conseguiu se destacar (ficamos como aluno destaque nos 4 bimestres e eu espero que esse ano não seja diferente!!!) A gente também fez amizade com um menino chamado Victor, no começo do ano ele era muito legal, muito gente boa, mas não vale a pena comentar muito - Lá na frente a gente retoma sobre ele - e também fiz amizades com as meninas da minha sala e assim conseguimos ter o nosso grupinho (no começo era Emilly, Bianca, Mariana, Brenda, Rebeca e Alice) e depois ele mudou para as mesmas pessoas só que adicionava a Ana Vitória que é uma diva demais.
No começo do ano foi bem intenso e ainda falando sobre a escola foi muito legal, no 1º bimestre a professora de Artes, a Lívia, passou pra gente um trabalho de fazer um videoclipe de uma música e eu automaticamente me desesperei, a música era “A Queda” de Glória Groove, eu nunca tinha trabalhado com filmagem então eu sequer sabia como conduzir um trabalho que eu tinha um mês para fazer, além da parte do vídeo tinha a teórica mas até que essa foi o menor dos meus problemas. Eu tive que arcar sozinho com mais de R$100 reais para comprar material pra produzir o vídeo; a minha sorte foi que eu consegui encontrar um menino (que eu já fiquei) que eu lembrei que ele fez curso de alguma coisa de comercial no IF e aí ele conseguiu me ajudar a gravar tudo. O primeiro dia de filmagem foi no Teleclasse da escola depois do provão, foi tenso, nem todo mundo que precisávamos compareceu e eu me estressei com isso porque tinha umas pessoas bem folgadas e foi meio difícil trabalhar principalmente quando tínhamos um prazo curto.
Ficamos quase 2 horas gravando material e depois ainda precisamos fazer uma gravação externa lá na estação Cine Brasília onde levamos +4 horas pra gravar todos os takes. Enfim, no fim das contas todo o processo de gravação e edição levou mais de 6 horas para ser concluído e ainda sim faltou algumas coisas - Mas o bom de fazer sempre tudo com muita excelência é que gabaritamos o trabalho e tiramos 4.
Além desse trabalho doido da Lívia também teve o de pontilhismo, mas isso aí eu conto mais pra frente.
Não contei né? Mas eu me tornei representante de turma e sofri um inferno pq todo mundo era insuportável, nossa turma não era unida e não dava pra fazer nada, e acabou que um menino veio discutir comigo querendo me responsabilizar pela nota de merda dele no Halloween sendo que ele não fez porra nenhuma e ainda tirou metade da nota.
Na escola também conheci a Manuela e os amigos dela, a Manu simplismente simpatizou comigo e me adotou pra ela e aí criamos uma maravilhosa amizade, ela é um amorzinho de pessoa e os amigos dela também, amo todos eles - Inclusive ela no meio do ano pro final começou a namorar um menino (o Vitor) que trouxe mais pessoas pro grupinho (Nicolas e o diabo que não merecem ter seu nome mencionado na minha carta) Manu namorou o Vitor, Ashley o Nicolas e o Diabo namorou a Vanessa (pobre coitada que sofreu na mão daquele satanás) - Ele foi um inferno na vida de todo mundo e tentou fazer de tudo pra estragar os relacionamentos na rodinha, e quase acabou com o meu (OPA, PERAÍ, FLÁVIO NAMORANDO? COMO ASSIM?)
Se acalme que eu já conto! Antes eu quero falar da minha experiência em geral na escola e no 2º ano do ensino médio, o qual eu pensei morreria. A escola nova não foi o fim do mundo mas apenas um recomeço e o início de uma longa jornada que estava por vir, tive muitos momentos bons e alguns ruins mas todos eles me serviram de algo e eu sou muito grato por isso, aprendi a escolher bem minhas amizades e que estudar só na sala de aula nunca foi e nunca será o suficiente. Fiz amizades que eu jamais vou esquecer e sou muito grato por isso, conheci professores e profissionais maravilhosos que sempre lembrarei (nunca imaginei amar filosofia, obrigado por isso Gercíoio e obrigado Luana por ensinar biologia tão bem. Ainda tenho mais um ano no 304 de samambaia, o famoso “terceirão” o fim de um ciclo para a nova jornada da vida e eu mal posso esperar para viver esse último ano na escola intensamente (temos muitos eventos e um deles é os da formatura, tudo irá dar certo e vamos fazer dar certo!!) Sobre a escola, vejo você em um ano pra me contar como que foi, ainda temos os mesmos amigos? fizemos amizades novas? Conseguimos atingir o nosso objetivo ? Enfim, vejo você em breve…
Parte 2 - Trabalho e relações pessoais.
Agora vamos falar de uma das partes mais interessantes, o trabalho… Cara a gente nunca imaginou que ia trabalhar e simplesmente estamos há 1 ano na mesma empresa, isso é maluco demais! Trabalhar é um sonho, a gente ter o nosso próprio dinheiro e poder conquistar as nossas coisas é tão gratificante. Quando iniciamos na Regional éramos muito tímido, mas com o passar do tempo conseguimos conversar com as pessoas e nos enturmar. Nós temos uma chefe maravilhosa e o nome dela é Patrícia, ou Paty como é muito chamada, a Paty é uma pessoa maravilhosa, ela é super humana e sempre está lá para te dar um apoio ou se você precisar conversar ou faltar um dia por conta de tal situação ela com certeza irá te entender! Conversamos bastante com a Jamara, A Vanessinha, a Ray, a Nice, a Fabi e a Gabi, para nós ela são as melhores pessoas da Unigep e principalmente porque são minha equipe do coração onde eu passo mais tempo (contrato temporario). O contrato tem muitas demandas e agora eu estou sozinho lá sem outro estagiário para ajudar, e estou dando do máximo de mim. Dias que eu fico até 19 e pouco da noite para tentar finalizar e adiantar a demanda , eu gosto muito de trabalhar lá e fazer tudo muito bem para ser bem reconhecido no meu meio. E eu acho que consegui isso tanto por parte da minha chefe do setor, quanto pelos meus colegas de trabalho e até mesmo pelas chefonas (Ayla e Cristina). Eu fui convida para ir para o programa Sabor de Escola onde eu fui jurado da final a convite de representar a minha escola, para mim esse evento foi um sonho pois eu conheci tantas pessoas importantes como a Secretária de Educação e também a Vice Governadora do distrito federal e para mim essas pequenas conquistas são coisas gigantes que eu sou muito grato por ter vivido esse ano. Eu amo meu trabalho e amo meu estágio, uma das melhoras coisas que me aconteceram foi isso pois assim eu também consegui ajudar minha família com as contas quando foi preciso e até consegui trocar de celular, saí de um iphone 11 para um iphone 14, VEI!!!!! Esse ano trabalhando eu pude viver coisas que um dia jamais imaginaria que experienciar e eu sou muito grato primeiramente a Deus e a minha mãe por terem me ajudado a conseguir esse estágio e segundamente sou grato a todos que contribuíram para esse ano maravilhoso.
Sobre 2025 eu sou muito grato que minha mãe esteja melhor e mais saudável, ela está feliz e nem consigo mesma e ver ela feliz é um dos melhores presentes que eu poderia receber
Enfim, agora que eu já falei da escola e do trabalho acho que está na hora de falar do que aconteceu com a Graziela, com o Ruan e quem é Caio.
No fim de 2024 e começo de 2025 comecei a analisar umas atitudes da minha ex melhor amiga e percebi que no fim eu era manipulado, extorquido e trouxa por acreditar totalmente nela e me deixar ser manipulado por aquela amizade tóxica que nunca queria o meu bem e sempre esteve afim da minha queda e me por no seu controle. Eu sou tão grato ao Edén, ao Mandiel d a espiritualidade por ter tirado esss pessoa da minha vida e me ajudado q seguir meu caminho em paz. Deixo aqui o meu sincero carinho e agradecimentos.
Ruan foi um menino que eu conheci em um aplicativo de relacionamento gay (ifood amarelo) e depois começamos a nos envolver. Parecia envolvente mas tudo não passou de uma grande mentira, ele era encubado e nunca pode se assumir o que no fim tornou o nosso relacionamento um bosta, ou melhor, que relacionamento? Porque a gente só ficava e no dia que tentamos transar e não deu certo pouco tempo depois ele me largou. Além de que era todo problemático e usava maconha, foi s pior desgraça da minha vida pois não vivíamos um relacionamento estável e jamais isso poderia avançar para algo a mais porque era uma relação fadada ao fracasso e minha mãe sempre tinha me alertado mas eu não quis ouvir e no fim levei um pé na bunda da maneira mais ridícula possível.
Apesar de tanta desgraça esse ano, eu torno a dizer que tudo me serviu de ensinamento para que eu não pudesse cometer os mesmos erros. E apesar de tudo isso eu conheci uma pessoa maravilhosa, o nome dele é Caio e eu conheci ele na escola, ou melhor, um amigo dele que estudava na mesma sala que eu descobriu o meu instagram e passou pra ele que começou s me seguir e eu segui de volta. No dia que ele começou a me seguir eu nem acreditei porque eu já tinha visto ele na escola e claro que tinha um crush nele só que eu nunca dei em cima porque MORRO de medo de rejeição e eu não tenho cu pra isso.
Não demorou muito até que eu reagisse a um story dele e aí começávamos a conversar, exatamente no dia 23/04/2025 é conversa vai conversa vem acabamos marcando o nosso primeiro encontro no parque de águas claras em 26/04/2025, um encontro perfeito onde ele me deu um presente (um lego dos stitch que montamos junto) , comemos, conversamos muito e no fim acabamos nos beijando e mal sabíamos que ali mesmo já tínhamos findado o nosso relacionamento que estava por vir. Após esse d encontro tivemos mais um onde eu chamei ele pra vir no aniversário da minha mãe e ele já conheceu meus pais (foi loucura e rapido demais? sim, mas deu tudo certo e isso que importa), foi mais um encontro e depois nos encontramos de novo e de novo… Tudo foi maravilhoso, ele sempre foi um menino lindo d incrível, eu não tenho palavras pra descrever o quanto eu amo o Caio Luiz, ele me fez sentir borboletas na barriga e me fez compreender o que era amar e ser amado de verdade, esse menino despertou o melhor de mim mesmo e sentimentos que eu achei que estavam mortos, me ensinou a me ver melhor, ver a vida melhor e como podemos melhorar cada vez mais , que podemos ser gratos e ver um lado positivo mesmo quando todo um mundo desmorona em sua volta, que é possível se sentir amado d querer viver mesmo quando você mesmo achava que isso não era mais possível. Se eu puder descrever o Caio em uma palavra eu poderia dizer que é o verdadeiro significado do amor. Aquele menino que me fez sentir borboletas nos estômago em 23/04/2025 e o mesmo dono do meu coração após 8 meses em 18/01/2026. Ele não sabe o quanto ele me faz bem e o quanto eu fico feliz com uma mensagem dele, o quanto ouvir a voz, o abraço e o toque dele fazem com que eu me sinta bem em um dia de merda, ele não sabe quantas vezes ele me salvou e eu sou muito grato por poder amar ele.
Recentemente eu estava de recesso do meu serviço e passamos todos os dias juntos, fomos muitos felizes d claro que tivemos algumas desavenças, mas isso é normal em todo relacionamento. E cada dia que passa eu percebo que eu amo esse menino cada vez mais e mais. Hoje ele foi para casa dele e quando cheguei em casa senti um vazio, uma parte de mim faltando , é bizarro o que o amor faz com a gente.
Pedi ele em namoro no dia 01/06/2025 e o resto depois foi e é uma longa maravilhosa história que eu vivi e estou vivendo ansiosamente para descobrir o que o futuro me revela, eu amo esse menino e mal posso esperar para viver o resto da minha vida com ele.
Parte 3 - Sentimentos e planos para 2026
Agora, por que não falar de 2026? Um ano e tanto que me parece promissor… Eu sinto que falhei em alguns objetivos da minha vida em 2025 como focar na academia, estudar mais, ser mais grato e cuidar mais da minha espiritualidade. Todas essas coisas são o que eu quero para 2026, quer me reconectar comigo mesmo, me sentir eu por completo de novo pois é exatamente isso que eu estou precisando.
Eu estou preocupado esse ano pois tenho muitos eventos, formatura, vestibular, enem, pas 3 e tudo isso me preocupa pois não sei se irei tirar uma nota boa o suficiente para entrar no curso que eu quero na UNB, não sei se conseguirei fazer o que quero e tenho medo de me desapontar e frustrar os meu pais, e claro que tem muita coisa pela frente mas o medo de não ser ninguém na vida vai sempre me assolar.
Eu quero aproveitar meu último ano do ensino medio, quero ficar gostoso, quero estudar pois eu quero passar numa boa faculdade e dar orgulho aos meu pais. Eu irei conseguir tudo isso! Cuidarei melhor de mim e da minha espiritualidade , controlarei melhor minhas finanças e tudo dará certo.
Vou ser um bom funcionário, focarei na academia, nos estudos, além disso também quero ser um melhor namorado ainda pois o caio merece. E prometo dar orgulho pra você.
Olha, Flávio, eu sei que eu escrevi demais e agora no final fiquei com preguiça de me estender mais, então, eu espero que dê tudo certo, me desculpe se eu te desapontei e nos vemos em breve.
Com carinho,
Seu eu do passado.