Uma carta de 05/01/2026
Oii! Bom, mais um ano se passou e pra mim, seu eu do passado, também!
Quero falar um pouquinho, ou melhor, te relembrar sobre como foi o nosso 2025.
Acredito que muitas coisas você deve lembrar, marcou, mas é exatamente para você não esquecer o quanto você é forte (e às vezes sei que esquece ou não se dá o valor que merece).
Foi um ano com diversos percalços, de início, estava morando na Vila da Penha, com a Carol e me coloquei em algumas situações relutando para voltar para a minha tia, em Mesquita. A rotina de faculdade/estágio era maçante devido a distância e eu não queria voltar porque não queria dar esse passo para "trás" de voltar a morar longe, pois sabia que naturalmente ficaria mais isolada de tudo, inclusive do meu ciclo social. Além disso, desde o início do ano, o meu financeiro não andou muito bom, fato que me fez ficar mais ainda ansiosa durante todo esse ano e mais me pesou.
Bom, lembro o quanto (ainda que de forma inconsciente) pensava que seria melhor para o meu futuro profissional/acadêmico, mas em paralelo relutava comigo mesma contra o meu retorno. Ao mesmo tempo que financeiramente e psicologicamente tenha sido um ano BEM complicado, eu consegui realizar um dos propósitos que tinha desde nova comigo mesma, por mim e pela minha mãe: me formar.
Ainda que muitas vezes eu não reconheça tamanho crédito que mereço e esqueça o esforço/dificuldade que foi (e eu espero que isso tenha mudado), sabemos o quão grandioso é e o quanto foi difícil essa trajetória de 5 anos até a conquista do diploma.
Saí da faculdade um pouco perdida, sem muito rumo, tentei residência 2/3 meses depois e estou aguardando o resultado (que provavelmente não vai ser bom, pelo menos para esse ano em que estou agora.) Nesse meio tempo, tive algumas decepções amorosas, continuei estendendo o que me fazia mal, continuei mantendo ainda q minimamente o contato com alguém que não me fazia bem emocionalmente, até que descobri que essa pessoa seria pai -fato que me deixou mais instável mentalmente ainda-.
Foi mais agora para o final do ano que tudo aconteceu, me vi numa recaída de um quadro depressivo associado a ansiedade, situação que tinha um tempo que eu não vivia. Cama, baseado, milhares de cigarro, pensamentos suicidas e sem disposição nenhuma para fazer até o que eu sempre gostei, ansiedade, menos 6kg, larguei a academia, enfim... A verdade é que eu não conseguia lidar comigo mesma e ao mesmo tempo não conseguia (ainda não consegui) largar tudo que me fazia mal, mas que sempre aliviou meus sentimentos.
Apesar de todos os entraves vividos, uma coisa que sempre tivemos é muita fé, não é? E, diante disso tudo, recebi um recado sobre a fase que eu estava vivendo, me aproximei mais ainda da Espiritualidade e entrei numa fase interna de autoconhecimento, associada a isso, procurei ajuda psicológica e voltei depois de uns consideráveis anos.
Hoje, eu vivo esse processo. É recente o recomeço da terapia, mas a minha forma de pelo menos "enxergar" as coisas está mais clara. Hoje, estou no processo de tentar tirar da minha rotina o que aumenta a minha ansiedade e me atrasa com as minhas obrigações, como a maconha, por exemplo, além de ter que parar por ter planos de fazer concurso que exigem toxicológico.
Ainda é difícil pra mim, ainda me sinto MUITO ansiosa e continuo não sabendo lidar com isso. Ainda não voltei a minha rotina de estudos, de academia ou qualquer outra coisa, mas essas são as próximas metas. Estou focando no que posso melhorar por mim, no que posso fazer gradativamente para sair dessa situação e deixar todo esse peso emocional que me acompanha para trás.
Eu falei isso tudo para que você não esqueça mesmo que ainda que tudo se feche, você sempre se reinventa. Sempre tem uma saída. Afinal, somos nós que temos na nossa pele: "Só sabemos o quanto somos fortes quando a nossa única opção é ser", né?
É isso! Eu espero que você tenha passado esse ano e esteja mais consciente e madura emocionalmente, que você esteja vivendo coisas que antes pareciam distantes, tenha mais estabilidade e tranquilidade. Que você esteja se cuidando em todos os sentidos, fisicamente e mentalmente, sem tanta pressão e com mais acolhimento/reconhecimento. Que você tenha forças para lidar com as novas problemáticas que irão atravessar a sua vida e esteja mais em paz com os seus sentimentos. Que você se ame muito ao ponto de não se permitir viver situações em que não quer ou não se enxerga mais nelas, se priorize.
Por fim que você seja mais gentil consigo mesma, esteja mais forte e que não tenha desistido de ser quem você é!
Meu maior desejo é que você consiga colher pelo menos uma parte do que eu estou disposta e comecei a plantar esse final de ano. Vou fazer minha parte aqui... Que tudo que é para ser seu, te encontre!
Com muito amor e esperança, Let de 2026! Beijos!!!