Tempo percorrido - 11 meses

Uma carta de 25/12/2025

25 de dezembro de 2025 25 de dezembro de 2026
0 curtidas
0 comentários
683 palavras

Olá, Duda.


Estou escrevendo pela segunda vez. A primeira foi no dia 24/05, às 23h45, mas aquele texto acabou se perdendo. Ainda assim, senti a necessidade de escrever novamente, para que você esteja ciente de como foi este ano e, principalmente, de como foi este dia.


O nosso dia foi muito bom. Acordamos e tivemos a reunião do PD Case, você ainda estagiária. Depois, fomos picar as coisas para a ceia de Natal,em meio a isso, você ligou para a Jaciani. A conversa foi tranquila, boa, acolhedora. Ela te trás paz, te trás calma. Foi daquelas conversas que aquietam o peito. Mais tarde, você passou no Hospital Veterinário, encontrou a Maria, e depois vocês foram para o centro andar sem pressa, conversar, observar a vida acontecendo.


Em muitos momentos, você foi assunto. Seus medos, seus desejos, o processo de se assumir, a vontade enorme misturada ao receio. Você sabe que quer e sabe também que, no momento certo, isso acontece. Depois, vocês foram ao shopping, tomaram um chopp de vinho, riram bastante.


Agora, você está deitada na sua cama, pensando em tudo isso, sentindo que o dia foi, de verdade, um dia muito bom. E, no fundo, o único desejo que ficou foi ter a Jaciani ali, junto de você.


Espero muito que 2026 tenha sido incrível para você, Duda.

Que você tenha sido contratada pela PD Case, esteja dando o seu melhor, ganhando melhor e conseguindo juntar dinheiro para realizar, com mais tranquilidade, o sonho de sair de casa. Que essa saída esteja cada vez mais próxima.


Espero que você tenha finalizado a faculdade e defendido a monografia com maestria e quem sabe até tenha sido reconhecida por isso, talvez com um prêmio de melhor monografia escrita. Que você tenha concluído o inglês, se formado, fechado esse ciclo também.


Espero que você tenha conseguido emagrecer o quanto desejava, mas, acima de tudo, que esteja se aceitando mais, respeitando o seu corpo e tratando ele com menos cobrança e mais carinho.


Que você tenha feito mais aulas de natação. Quem sabe iniciado uma luta, uma ioga ou até a academia. Que tenha se exercitado mais, cuidado mais de si. Que tenha feito mais terapias. Que não tenha desistido de cuidar da sua ansiedade, de se escutar, de se acolher.


Que 2026 tenha sido um ano de muito amor, de muito afeto, de leveza. Com dores, porque elas fazem parte, mas com muitos saldos positivos. Que você tenha vivido intensamente, aprendido, errado, acertado e crescido.


Que você tenha aprendido a se julgar menos e a se acolher mais. Que tenha se permitido viver.


Que todas as áreas da sua vida tenham florescido, Duda.

Que tenha sido um ano incrível.


Que você tenha vivido dias leves e dias agitados. Dias confusos e dias claros. Mas que, no final, você saiba que existe um lugar dentro de você onde é possível descansar. Um lugar seguro, calmo, onde você pode respirar fundo e lembrar que está tudo bem não ter todas as respostas.



Resumão do ano


Você está finalizando o setor.

Está concluindo as últimas matérias da faculdade. Você está com medo de como será o depois mas também com muita fé de que vai ser incrível.


Este foi o ano em que você conheceu a Jaciani, 06/12/2025

O ano em que, de fato, deu um fim em um relacionamento e fechou esse ciclo.

O ano em que começou a sair mais, viver mais, se permitir mais.


Foi um ano com muitas crises de ansiedade, mas também um ano em que você decidiu cuidar.

Um ano em que deixou alguns sonhos para trás, mas começou a sonhar sonhos novos.

Um ano em que percebeu que a vida é muito bonita quando se tem pessoas legais para acompanhar a caminhada.


E, principalmente, um ano em que você entendeu que a caminhada é mais bonita do que a linha de chegada.


Com carinho,

a Duda do passado

Compartilhe nosso site: