Tempo percorrido - em 10 meses

Uma carta de 19/12/2025

19 de dezembro de 2025 19 de dezembro de 2026
0 curtidas
0 comentários
613 palavras

Querida Maísa do dia 19/12/2026. Maísa de 29 anos. 


A gente não achou que chegar aos 28 anos assim. Você tem R$0,86 na conta. Sim. Só isso. Acho que nunca chegamos nesse estado. Hoje tem terapia e você não tem dinheiro para o Uber. Não tem. Na verdade, você tem divida. Precisa pagar o aluguel hoje, já atrasado, e não sabe onde arrumar R$800,00. Você deve muito para a sua mãe. Usou o cartão dela sem pedir. Está morrendo de medo de ter que aceitar um emprego braçal (lanchonete, restaurante e afins) e se sente ridiculamente metida por esse sentimento. Você sempre pensa se realmente foi certo sair da editora. Sempre mesmo, mas, no fim, acredita que sim. Que foi o melhor que poderíamos ter feito por você mesma. Maísa, a gente não achou que seria assim. Nunca soubemos exatamente o que fazer da vida, mas chegar aos 28 nessa situação, com certeza, não era a ideia. Nós éramos promissoras. Inteligentes, dedicadas, trabalhadeiras... e estamos aqui. Sem dinheiro para o Uber para ir até a terapia. Ainda sonhamos com uma carreira na Teologia. Fomos a Londrina mês passado para a vaga de agente de pastoral. Achamos que íamos passar. Tínhamos certeza. Não fomos bem na apresentação oral e temos certeza que não passamos por isso. Como vamos para o mestrado assim? Mandamos para o ChatGpt como sería a nossa vida no próximo ano se ganhássemos na loteria: "Chat, quero acertar os números da loteria. Vou te contar como seria a minha vida ano que vem se isso acontecer. Voltarei da praia, onde irei passar a virada de ano, em 05/01. Comprarei o meu apartamento e contratarei um contador nessa semana. Organizarei uma viagem ao Peru entre os dias 12-17 de janeiro. Na semana seguinte iria marcar nutricionista, fonoaudiólogo e personal trainer. Quando a papelada do apartamento saísse, irei contratar uma arquiteta para deixar o meu apartamento do meu jeitinho. A partir de Abril, após a Páscoa, irei começar a postar os conteúdos da Fê que se lê. Postaria quase que constantemente. Utilizarei os meses anteriores para produzir o conteúdo. Também estarei me preparando para o mestrado em junho. Quero que a minha rotina seja com academia diariamente e outra atividade física também (academia de manhã todos os dias e natação, Pilates e Yoga de tarde. Um em cada dia da semana). Iria entrar para a pastoral de rua e no projeto "De Coração" que procura evangelizar crianças detidas. Fonoaudiólogo toda a semana e ser mais participativa na minha paróquia. Na minha casa nova irá ter um piano e farei aula uma vez por semana. Também continuaria com o Italiano e talvez começar inglês." Essa semana a Bella foi homenageada na escola e a Gabi apresentou o TCC dela. O livro do PZ. O sucesso das duas escancara o meu fracasso.

Desejo que você esteja empregada e sem dívidas. Responsável e consciente daquilo que está fazendo. Organizando o seu futuro. 

Ah, estamos tentando algo com o Dani, mas não sentimos nada por ele. Nem tesão. Ele esteve ontem aqui em casa. Beijamos muito. Nada. Se o Marcelo te beijasse daquele jeito você já estaria mais que molhada. 


Vai dar certo. A gente tem que dar certo. 


Ah. Se estiver se sentindo perdida, volte para a sua família. Passe mais tempo com eles. Eles sempre te lembram quem você é!


Forte abraço. Hora do ônibus para a terapia. Beijos

Compartilhe nosso site: