Uma carta de 19/08/2025
Oi, Rafael do futuro! Aqui é o seu "eu" de 2025 com 19 anos. Atualmente estou no 4º semestre do TSI no Campus Charqueadas e estou no meu segundo encontro de treinamento do CIEE. Em 2 de setembro vou começar a trabalhar na Multilab como Jovem Aprendiz na parte administrativa (estou muito ansioso para isso). Não sei o que estarei preparando para mim mesmo quando estiver com meus 24 anos mas espero que você esteja formado e, preferencialmente, trabalhando na área de TI.
Quero muito que você pudesse ensinar a Lívia a jogar Magic the Gathering (por mais que ela seja uma criança ainda) e passe mais tempo com seu pai, a namorada dele e sua irmã. Que com o seu emprego, você possa dar uma vida melhor a sua mãe, ajude-a a reconstruir a casa e possa se tornar mais responsável para se tornar uma pessoa melhor. Não busque querer ter uma namorada ou insistir na ideia de querer formar uma família sem antes ter certeza que você se conhece e se ama. Não se submeta ou se sinta acuado pelos outros por você parecer menos "homem" ou "infantil". Cresça e se torne uma pessoa melhor, mais organizada, mais atenta e que se importe verdadeiramente com os outros. Não tenha medo de perguntar, erre muito mas aprenda com as experiências.
Talvez você queira trocar de profissão. Talvez queira ser um chef, um engenheiro, ferreiro ou jardineiro. Ou até mesmo outra coisa completamente diferente. Mas nunca deixe de ser você. Hoje em dia, sinto que sou uma pessoa forçada, acabo sempre forçando piadas que não tem graça e exagerando reações com coisas que não tão incríveis. Devo amadurecer e ser alguém mais sério para minha idade mas claro, sem perder minha essência. Apenas moderar melhor esse lado.
Eu, com 19 anos, tenho o desejo de ser um programador Back-End e possa pegar um emprego em alguma grande multinacional. Vamos ver o que vai acontecer com aquela data center vindo para cá (quando ela abrir, quero me candidatar com certeza). Não sei o que fazer depois do IFSUL. Talvez eu queira fazer Ciência da Computação mas não sei se é para mim. Tenho um grande desejo de querer sair do Rio Grande do Sul e do Brasil, caso o mundo não acabe na próxima década. Fico triste com a ideia de abandonar meus amigos e minha família mas é necessário eu sair e enfrentar o mundo lá fora.
Você, com 24 anos, espero que você esteja formado no IFSUL, tenha um emprego estável em outro estado ou país (vai ser muito louco se eu pudesse viajar no Japão, Alemanha, Portugal, Vietnã) e, caso conseguisse, uma amiga e companheira que vai ser pra vida toda (tudo bem se isso também não acontecer, hehehe mas não tenha medo de falar com aquela mulher que faz o seu coração bater mais forte).
Sinta-se orgulhoso de suas conquistas, mesmo as que não estejam escritas aqui. Você é uma boa pessoa e, se esforçando, você chegar a qualquer lugar. Você pode odiar o que você está fazendo ou se arrepender de algumas atitudes durante a sua carreira ou vida pessoal mas se lembre: "se fosse diferente, não seria eu".