Uma carta de 09/09/2025
Hoje é dia 09 de setembro de 2025, você sabe o que é esse dia certo? É o seu aniversário, a diferença é que quando você receber essa carta não vai ter mais 18 anos e sim 19. Mas aqui desse lado você tem apenas 18.
É o começo do dia ainda e eu já tô com um nó na garganta por puro medo e insegurança do que vai acontecer daqui pra frente, a gente não sabe fazer nada, a gente não sabe ir num hospital, a gente não sabe pegar um ônibus, não sabe onde fica os lugares, e tem vergonha de conversar com qualquer pessoa que seja. Se parecer difícil aí agora, lembra disso, você não sabia de nada, deve saber de mais coisas agora, então você já evoluiu muito, eu tô muito orgulhosa.
Espero que esteja tudo bem com você aí em 2026, que todos que você amam estejam bem e que principalmente você esteja bem também, fisicamente e psicologicamente. Não se abala pelas pequenas coisas, descomplica a vida, vai viver por favor. Porque era o nosso sonho, ter uma vida mesmo, ter amigos. Não esquece disso, sabe Evellyn eu não tenho ninguém pra desabafar aqui agora, mas eu tô com tanto medo, tanto medo.
Medo de coisas simples, medo de ter que passar por uma entrevista de emprego, de voltar sozinha pra casa de um trabalho, de onde eu vou trabalhar, se eu vou conseguir chegar lá e voltar sem me perder, medo de pegar o ônibus errado e ir parar num lugar que eu não faço ideia, medo até de puxar a cordinha do ônibus pra ele parar ou pior medo da cordinha não tá funcionando.
Tenho medo de não dar conta, eu não sei se o que eu tô sentindo é ansiedade ou os meus problemas de fobia social e síndrome do pânico. Mas eu tô apavorada, escrevo isso quase chorando, tô com tanto medo dos 18. Tanto medo, eu espero que eu tenha conseguido superar isso, eu acredito em você.
Se tudo parecer difícil aí, lembra de mim aqui. Que nem de casa saía, que nunca pegou um ônibus sozinha. Que nunca fez nada sozinha. Se você já faz essas coisas, eu já tô feliz e orgulhosa por você.
Eu espero de verdade que tenha dado tudo certo, eu imagino se você tá trabalhando na Aec ou em qualquer outro lugar. Só espero que seja bom e que você não esteja se humilhando ou sofrendo, se tiver, desiste disso por favor. Isso é um conselho, um sinal. Desiste disso, não sofre mais do que você já sofreu.
Viva a vida, saia com seus amigos se tiver. Ame incondicionalmente sua família que é a única coisa que são as únicas pessoas que te amam de verdade. Toda vez que eu escrevo uma carta pro futuro eu pergunto, Cacau e Lalinha estão bem né? Espero muito que estejam bem e com saúde aí do seu lado porque você ama elas demais. Tomara que Grafita esteja bem também e Cata também.
Acho que é isso, com certeza o resto do dia eu ainda vou chorar muito por medo, muito medo mesmo. Eu nunca senti tanto medo antes, mas é normal né? Porque é novo, vai ficar tudo bem. Feliz aniversário Evellyn, parabéns pelos seus 19 anos.