Tempo percorrido - em 9 meses

Uma carta de 02/10/2025

2 de outubro de 2025 1 de outubro de 2026
0 curtidas
0 comentários
1367 palavras

Oi Marianna de 24 anos, feliz aniversário!! 

Estou escrevendo do dia 2 de outubro de 2025, acabei de ler a carta que fiz em 2022 para ler em 2023 e ela me inspirou a escrever essa que você está lendo agora. 

Acho importante começarmos com uma retrospectiva desses últimos dois anos:

Em 2024 você aceitou um trabalho de identificação de insetos que te gerou mais dor de cabeça do que deveria, você passou a trabalhar com Victor, passava todas as horas que podia no laboratório e com ele porque parecia ser a coisa certa a se fazer. A grana que você ganhou com o trabalho foi boa (R$9.000), e você torrou tudo sem nem se lembrar direito com o quê. O trabalho te gerou um cansaço extremo, te tornando uma pessoa completamente diferente, e uma pessoa horrível. Demorou, e você ainda precisa lutar contra isso frequentemente, mas você conseguiu sair desse lugar horrível de cansaço que se colocou.

Por conta desse trabalho, você se afastou da célula, e ainda não consegue frequentar a igreja com assiduidade, pelo contrário, você ainda está travada sem conseguir externalizar que quer mudar de igreja (a do Marcelo te parece extremamente atrativa e a Nova Unção não faz mais sentido pra você). Você ainda vai na célula, mas entende que não está bem espiritualmente para pregar ou assumir qualquer posição de destaque, e o pior disso tudo é não ter ninguém para conversar sobre isso. 

Você fez amizades muito legais no seu laboratório, mas frequentemente pensa se não deu liberdade demais a essa galera, e se o seu comportamento mostra, mesmo que minimamente que você é crente. Não acho que você seja um bom exemplo de cristã em todo o ccta, muito menos no Sin. 

Tentamos com todas as nossas forças e dinheiro tirar a habilitação de carro e moto, mas infelizmente não passei nas provas (2 tentativas de moto e duas de carro). Todo o processo foi muito estressante, principalmente porque voce já estava sobrecarregada com outras coisas. No final de tudo, na sua última tentativa da prova de carro, tudo que voce sentiu foi alívio de não ter mais que ser preocupar com isso. Será que quando essa carta te encontrar você já estará habilitada?

Relembrando a carta de 2022, seu laboratório é uma maravilha, seus orientadores (Marcelita e Bruno) são uns anjos e você está escrevendo seu TCC sobre o seu projeto que engloba educação e entomologia! (na verdade, você deveria estar escrevendo seu TCC nesse momento, mas tudo bem). Você ama o seu trabalho, mas com o fim da graduação, algumas escolhas precisam ser feitas, e a primeira é o mestrado. Desde que 2025 começou você já deve ter mudado de idéia umas 3 vezes. Já pensou em fazer mestrado em Campos para economizar e comprar um apartamento, em fazer mestrado ao mesmo tempo que daria aulas em alguma escola e no presente momento o que você mais quer é ir embora de Campos. O Bruno (seu atual orientador) está de mudança para a UFPB, em João Pessoa-Paraíba (33h de Campos) e isso te abriu possibilidades. Além disso, ir no Simpósio de Entomologia de Viçosa-MG te fez ver que estar longe da família é difícil, mas a liberdade é simplesmente maravilhosa. Nesse momento, a ideia é tentar o mestrado em Viçosa (com um prof de comportamento de insetos, trabalhando com uma família de Odonata que come insetos presos na teia de aranhas), tentar na UENF na Produção Vegetal e na Ecologia (vamos pegar qualquer projeto que ajude a Marcelita, provavelmente será um envolvendo polinizadores de uma área da Bahia) e se possível, tentar também na Paraíba com o Bruno ou outro professor. A verdade é que pra você a ideia de permanecer em Campos no próximo ano não parece tão atrativa mais, não importa o que ofereçam. Torço do fundo do meu coração que essa carta te encontre em terras mineiras (de preferencia Viçosa) e que você esteja feliz aí!

Por conta do seu trabalho de iniciação científica, você esse ano ganhou um prêmio, um estágio de 1 mês em Coimbra-Portugal. Uma loucura? Com certeza. Nunca me imaginei saindo do país para estudar, mas até o presente momento estamos animadas, mas com medo por conta do dinheiro. Me conta, o valor que a UENF deu mais o que juntamos foi o suficiente? Espero que sim.

Muitas incertezas tem passado pela minha cabeça aqui em 2025, tem sido um ano de transição, fechamento de ciclo, e eu sinto que vivi meu último ano (2024-2025) de maneira horrorosa. Não consigo me sentir genuinamente feliz por muita coisa que tenho feito, e sinto o tempo inteiro que estou me decepcionando e pior, decepcionando a Deus. Quando nossa vida ficou tão bagunçada?

Acho que essa carta está ficando muito triste, então vamos as expectativas para o próximo ano? Agora com 23 anos, eu espero que você:

- tome vergonha na sua cara e permaneça no seu relacionamento com o Senhor. Encare seus fantasmas, assuma responsabilidades e se firme em uma igreja. Espero de verdade que você encontre uma igreja bíblica para servir, cuidar e principalmente ser cuidada! É claro que espero que a sua família embarque nessa também, mas já não tenho tantas esperanças.

- pare de se encher de trabalho! Dificilmente quem faz mais é quem faz melhor, então aprenda a descansar, a delegar funções e se necessário, deixe as pessoas se lascarem, não se sobrecarregue para ajudar o outro e nem sinta que precisa estar sempre ali sendo vista para não ser esquecida. Dizer não é a chave do sucesso às vezes.

- se você realmente estiver morando em outra cidade/estado, talvez sua vida seja solitária e você sinta saudades de casa com frequencia. Só se lembre que esse era seu sonho e que é apenas uma fase. Se enturme, faça amigos que valham a pena e se for necessário, se retire de situações que não sejam confortáveis para você, que te force a ser diferente ou pior, que te afaste do Senhor.

- também espero que você deixe de ser carente. Pare de imaginar futuros que nunca acontecerão e de achar que todos os homens que se aproximam de você estão interessados em algo. Você não é essa bolacha toda, mas também não precisa se transformar em outra pessoa só para agradar alguém (seja romanticamente ou amizade). Se nesse aniversário de 24 anos você ainda estiver solteira, tá tudo bem. Você é completa em Jesus, é só Dele que você precisa de verdade.

- além disso, você realmente precisa começar a cuidar do seu corpo, então espero que esteja se exercitando e amando o que vê no espelho, mas sem se achar por isso. Ter um corpo saudável é o mínimo para o Senhor. 

- espero que seu hábito de leitura recém readquirido ainda esteja de pé. A leitora que existe em você é uma das suas partes mais legais, não perca isso! 

- por fim, espero que você tenha finalmente conseguido as amigas que te aproximam de Deus e que você consiga se abrir e falar sobre si mesma. Precisamos disso urgentemente, mas se ainda não chegaram é porque Deus tem um plano.

Acho que muitas coisas aconteceram nos últimos anos, muitos baixos e mais baixos ainda, porém sempre há esperança de dias melhores. Permaneça firme no Senhor Mari, e na dúvida, não se mexa até que Ele diga o que fazer. Você é incrível, tem um potencial enorme nas mãos do Senhor. A vida acadêmica não é a única opção, na verdade, talvez ela nem seja a principal. Lembre-se que você nasceu para ser professora, não pesquisadora. 

Feliz aniversário Mari. Sucesso onde quer que você esteja. <3 


Compartilhe nosso site: