Carta do final do ano de 2025 para o João Pedro do final do ano de 2026.
Querido João,
Te escrevo essa carta no dia 29 de Dezembro de 2025, às 11:17 da manhã.
Esse ano, vivenciamos coisas que há muito tempo desejamos e coisas que nem se quer imaginávamos que viveríamos!
Como a vida é intensa, doce, amarga, bondosa e cruel na mesma intensidade! A gente nunca está preparado para nada do que vem pelo futuro, mas ainda assim, estamos sempre encarando as batalhas. Desmorona aqui, reconstrói ali, ganha e ganha muito, muito mais do que imagina, e sempre se encontra em lugares que no final, percebemos que uma força maior nos levo.
Estamos morando em Rio das Ostras, essa semana mesmo você recebeu o comunicado de que teria que procurar uma outra casa para morar, pois sua roomate irá morar com o namorado dela. Por mais que você pense e tende a achar que eles não darão certo, você sente que darão, que irão se encmainhar para um bom futuro juntos!
Que loucura é a vida, João. E eu só quero me pedir, pedir a nós dois que para o próximo ano, tenhamos um maior comprometimento, que tenhamos presença em nossa prórpia vida!
Os planos não foram feitos para estarem somente no campo das idéias, no papel, na imaginação.
Você sabe, a vida pode ser dura por muitas vezes! Mas você sabe que a maior dor que você sente é perceber que não fez nada por você mesmo!
O quanto você caminhou nesse ano de 2025. Repetiu os mesmos erros, trilhou caminhos que já conhecia. Escolheu lugares, pessoas, situações que já lhe eram habituais, digamos que por comodismo (?) e sentiu o incomôdo de todas essas escolhas.
Mas que lindo foi também viver esse ano. Ter reencontrado o amor da sua vida. Ter viajado para muitos lugares. Ter tido seu primeiro emprego formal, perceber que você odeia sua profissão, rs.
Mas o que fazemos com tudo isso? O que fazemos com cada coisa que passamos esse ano? Cada detalhe que vez ou otura retorna na sua mente, torna-se questionamento e ponto de indecisão.
Sejamos hoenstos. Você não se ama. Você não aprendeu a se amar, nem se olhar com carinho. Você apenas transita entre sentir pena de si mesmo, pelas atrocidades que por vezes acontecem, com sentir que você é uma péssima pessoa e merece as maiores desventuras do mundo.
A primeira coisa que desejo para 2026 é que você se olhe com o amor, com o carinho, com o afeto e a PRESENÇA que oferece aos outros, para você mesmo! Talvez, e muito provavelmente, em 2026, você não será tão amado quanto foi em todos os outros anos da sua vida pelos seus amigos. Porque iremos impor limites, não iremos tolerar que passem sobre nossas vontades, que não pisem em nossas dores e nem tornem o que a gente sente, como mero devaneio. Pois não é. A gente precisa enxergar onde dói. Enfrentar nossas dores e saber dize-las ao mundo, sem medo da solidão, sem medo da reação de terceiros, pois a nossa dor tem lugar, nossa dor ressoa.
Quero ler essa carta em 2026 e perceber o quanto eu fiz por mim, o quanto eu estive presente em minha própria vida, o quanto eu batalhei apra construir o lugar onde eu quero habitar daqui um tempo, e o quanto eu me lapidei para o João que eu sonho em ser, torne-se o João real.
Algumas coisas serão minha prioridade esse ano: fazer dinheiro, estudar para me tornar um médico, me especializar na farmácia para eu ter retorno financeiro e principalmente, me amar! Me amar muito, para não tolerar mais desrespeitos a minha energia. Áquilo que eu sou e o que há de mais bonito e mim.
Que eu te leia mais feliz, mais realizado, mais contente e muito mais consciente de quem eu sou. E principalmente, me amando muito mais! Feliz ano novo, um ano de muitas conquistas! Te amo!